sexta-feira, 6 de julho de 2012

PETREL-GIGANTE: O TERROR DOS OCEANOS

  Do tamanho de uma gaivota, o petrel-gigante é um voador poderoso, que frequenta oceanos do mundo inteiro. Audaz e combativo, não é aconselhável aproximar-se dele.
  Se o seu ninho se encontra em perigo, ataca sem hesitar, mostrando-se mais agressivo que um falcão. E ataca inclusive o homem, impiedosamente. Seu bico afilado e em forma de gancho, assim como as fortes garras, são armas que inspiram respeito.
  O petrel-gigante semeia o terror entre as outras aves marinhas, pois se alimenta de carne e saqueia os ninhos. Quando surpreende aves menores que ele percando, ataca-as durante o voo para obriga-las a soltar as presas. Até os pinguins o temem.
  No inverno, vaga sobre as ondas e só pousa em terra para se acasalar, escolhendo as regiões mais frias da terra. Sente uma certa fraqueza por ilhas perdidas cobertas por vegetação de tundra, onde não só assalta os ninhos de outras aves como também caça roedores, como os lemingues.
  Uma vez escolhido o local ideal, instala seu nino numa depressão do solo, onde a fêmea põe os ovos e se alterna com o macho no trabalho de chocá-los. Esse processo dura cerca de 25 dias. Depois disso, os pais vão se ocupar dos pequenos que, certamente, crescerão muito mimados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário