sábado, 7 de julho de 2012

BICHANO ZOMBADOR

  O famoso zoólogo inglês Desmond Morris estudou profundamente a vida dos gatos. Entre um grande número de revelações, há uma muito curiosa. Por que o gato leva para o dono um rato, um pássaro ou um peixe que acabou de capturar? Para se fazer notar, para mostrar que é hábil, mas sobretudo porque ele acredita que o dono é incapaz de realizar tal façanha.
  O gato é um animal muito amigável, mas tende a se mostrar superior nesse terreno.



A RISADA DAS HIENAS

  As hienas emitem um som semelhante á gargalhada humana. Esse som é ouvido sobretudo quando ela encontra carniça ou outro alimento, e com intensidade especial na época do cio. Este animal vive no oeste da Ásia e, principalmente, nas savanas da África, em grandes grupos de até 100 indivíduos.
  Apesar de ser uma excelente caçadora, prefere se alimentar dos restos deixados por outros predadores, o que garante a ela um papel importante na limpeza das regiões onde vive.


A EXTRAORDINÁRIA FORÇA DO MANDRIL

  Tome cuidado com este macaco! Não se aproxime demais. Com focinho e nádegas coloridas, ele tem uma aparência engraçada, mas não goza de boa reputação.Espalha o terror pela selva africana e é capaz de devorar um pequeno antílope.
  Sua força também é legendária, equivale á de quatro homens fortes e muitas vezes ameaça índios e exploradores. Certa vez, dois franceses foram atacados no carro em que haviam se refugiado.
  Dentro do grupo, os chefes se comportam com grande tirania. Quando se enfurecem, os machos eriçam o pelo e mostram os caninos. O primeiro e melhor pedaço sempre pertence ao chefe do grupo, em geral um macho velho, que também reserva para si todas as fêmeas.Nos bandos, o número de membros de ambos os sexos é igual e, por isso, o macho geralmente se acasala com uma única fêmea, ás vezes com duas.
  São agressivos: para escapar da ira do mandril é aconselhável não tocar nele, nem olhar fixamente em seus olhos, nem fotografá-lo muito de perto, muito menos usando flash, e nem oferecer comida.
  Se ele mostrar os dentes, dê os ombros e afaste-se discretamente.


A HIGIENE DO MACACO

  O macaco-do-Japão é muito engenhoso e capaz de se adaptar a várias situações novas. Um de seus alimentos preferidos é a batata-doce. Ao contrário dos outros animais, que a comeriam suja, o macaco a esfrega com água, tirando toda a terra ou areia com as mãos. Um exemplo curioso de limpeza.


BABUÍNO: O MACACO QUE ANDA SOBRE AS QUATRO PATAS

  Animal venerado no Antigo Egito, sua figura é encontrada em muitos monumentos, objetos de arte e em torno das múmias.
  O babuíno-sagrado é um macaco grande que se locomove sobre as quatro patas, como um cachorro. Ao contrário de muitos outros macacos, não é capaz de se pendurar em árvores, pois não frequenta as florestas. Vive em lugares escarpados e rochosos da África e da Arábia, em altitudes que variam de 3.000 a 4.000 m. Alimenta-se principalmente de gafanhotos, mas também assalta as plantações.
  Seu focinho é comprido e a dentição, forte: seus caninos são tão perigosos quanto os das onças. Tem o traseiro feio, formado por calosidades vermelhas. Facilmente domesticável quando jovem, é muito inteligente e visto com frequência nas mãos de domadores ambulantes.
  Os babuínos vivem em comunidades de 200 a 3.000 indivíduos, chefiados pelos machos mais velhos, e possuem um profundo sentimento de família.
  O macho pode ter várias fêmeas, mas, se uma delas o enganar, ele a matará sem piedade. Apesar de todo esse arrebatamento, o babuíno raramente corteja o parceiro do outro.
  Desde cedo, os filhotes se penduram com as quatro patas no ventre da mãe, que os cobre de atenções.
  Mas, quando crescem, montam sobre elas como se estivessem num cavalo. Se fazem alguma besteira, os pais não hesitam em lhes dar uma surra.




sexta-feira, 6 de julho de 2012

MACACOS ENFERMEIROS

  A inteligência do macaco pôde ser comprovada há cerca de dez anos, quando a psicóloga americana Mary J. Willard utilizou alguns deles para ajudar deficientes físicos. Por um tempo, ela treinou os micos para efetuar os movimentos necessários na vida cotidiana das pessoas incapacitadas. Animais inteligentes, eles aprenderam rapidamente a lição,transformando-se em aprendizes de enfermeiros e realizando as tarefas mais diversas: acender e apagar luzes, lavar louça, virar as páginas dos livros, tirar o telefone do gancho etc.


CAÇADOR DE INSETOS

  O macaco é um animal dotado de inteligência. O chimpanzé, por exemplo, emprega mais de 60 tipos de gritos para expressar seus sentimentos ou intenções.
  Os macacos que vivem em liberdade se comunicam mediante gestos, expressões faciais e posturas. Quando se dispõe a atacar, o chimpanzé aperta os lábios e franze as sobrancelhas. Por outro lado, quando brinca, levanta o lábio superior para mostrar os dentes de cima.
  O chimpanzé tem grande senso prático. Para pegar insetos, introduz um graveto no cupinzeiro. Abre as nozes com pedras e utiliza folhas para fazer sua higiene.
  Também mastiga folhas, fazendo com elas uma massa esponjosa que absorve a água da chuva.


A IMPORTÂNCIA DO RABO PARA O MACACO-ARANHA

  O macaco-aranha é um grande e curioso animal. Tem o rabo comprido, forte e preênsil, que lhe permite se pendurar nas árvores por muito tempo. De cabeça para baixo, ele balança lentamente com ar pensativo e utiliza a cauda para pegar frutas e levá-las á boca.
  Este macaco, que só existe na América do sul, tem um pequeno ´´defeito`` : só possui quatro dedos em cada mão. Mas isso não o impede de, com oito dedos bem compridos, ser um exímio trapezista. Costuma manisfestar deus dotes acrobáticos em longos saltos, de um galho a outro, que ultrapassam 10m de distancia.

OS COMEDORES DE OVOS

  Os ovos e os filhotes das aves constituem o prato favorito de inúmeros mamíferos e até de outras aves.
  A gralha é um grande inimigo das aves que fazem seus ninhos no solo. Durante o período de incubação, ela sobrevoa os campos atrás do ninho de uma perdiz ou de um faisão. Quando descobre, quebra o ovo, sugando-o ali mesmo, ou o leva para algum lugar protegido, onde bebe seu conteúdo.
  O ouriço-europeu expulsa o faisão de seu ninho e depois se atira sobre os ovos.
  A raposa, menos cuidadosa, come o ovo com casca e tudo. A doninha, a marta e a fuinha também são comedoras de ovos.


GRANDES DESTROÇOS

  O rato-do-campo adora beterraba,assim como a lebre.Mas enquanto o rato prefere roer a suculenta raiz por baixo, a lebre faz isso por fora. Em alguns anos, esses animais provocam desastres consideráveis nas lavouras.
  Os pardais também são o terror dos agricultores pois, ás vezes, arrasam campos inteiros de trigo.


A CORUJA

  A coruja, que já tem forma de ser um animal inteligente, mostra que também é muito prevenida.
  Esta ave de rapina noturna, que caça insetos, camundongos, e outros pássaros, armazena as sobras de seus alimentos nos ocos das árvores.
 

BRIGAS DE GALOS

  Aparentemente, um pintinho inspira doçura e fragilidade.
  Mas, na realidade, é um pequeno ´´Rambo`` sobre patas que, para se impor no galinheiro, precisa se transformar num soldado agressivo.
  A partir de três semanas de vida, começa o duro combate. Basta haver outro franguinho encrenqueiro para que tenha início uma luta cheia de bicadas,em que o vencido se afasta.
  Quatro semanas depois, mais fortes e decididos, eles tentam reafirmar sua posição.
  De novo, qualquer motivo, por menor que seja, é uma boa desculpa para dar início a uma luta. Uma batalha entre dois deles pode desencadear uma briga generalizada. 
  As lutas mais sangrentas acontecem entre os machos que saíram vitoriosos mais vezes e que aspiram aos postos de honra. Mas esses combates não estão isentos de nobreza: jamais dois indivíduos se lançarão contra o mesmo adversário. Quando cessam as hostilidades, os rivais ficam exaustos.
  Nos três dias seguintes, os vencedores atormentam os mais fracos. A paz é restabelecida e cada um encontra seu lugar no galinheiro. Mas não basta ser forte para ganhar. O mais esperto e tenaz costuma ser o vencedor, pois até o favorito pode se distrair com uma minhoca e perder a luta.
  Ás vezes, as galinhas adultas separam os combatentes cacarejando ruidosamente, o que costuma dar, injustamente, a vitória aos mais fracos. Por conseguinte, a hierarquia social do galinheiro volta a ser perturbada. Já adulto, o franguinho vitorioso voltará a engrossar a fila dos vencidos.


BLÁ... BLÁ... BLÁ...

  Você sabia que um papagaio chega a aprender mais de 300 palavras?
  É conhecido o caso de um papagaio-cinza-africano, criado por uma família inglesa, que possuía um vocabulário de quase 800 palavras. A chamada ´´ gralha tagarela ``, além de roubar os ovos e filhotes de outras aves, também fala como ela só.



A HORA DA COMIDA

  Como os animais se alimentam? Quais são seus hábitos alimentares? Será que são muito gulosos? O castor, por exemplo, come a casca e as folhas das árvores.
  Já o Pica-Pau procura insetos escondidos sob as cascas das árvores com seu bico pontudo.Primeiro, ele golpeia o tronco de forma mais ou menos forte, ouvindo a ressonância. Quando detecta a presa, usa o bico para fazer um buraco. Seus golpes são tão precisos que o buraco se abre sempre sobre o local em que o inseto ou a larva se encontra. Muitas vezes, o pica-pau utiliza a língua para caça-los. Como ela é recoberta por uma saliva pegajosa,funciona como um verdadeiro arpão.

O CORAÇÃO GRANDE DO BEIJA-FLOR

  O beija-flor ( também chamado de colibri ) tem um coração enorme, que bate 1.000 vezes por minuto. Para que você tenha uma ideia, o do homem chega a 70 pulsações.
  Além disso, esse pássaro minúsculo apresenta outros aspectos extraordinários.
  A cada ano percorre 6.400 km e seu voo lembra o de um helicóptero, sendo a única ave que se desloca para frente, para trás e lateralmente, produzindo inclusive um zumbido semelhante ao de um motor. E chega a alcançar velocidades de 80 km/h.
  Durante o voo nupcial, pode bater suas asas até 200 vezes por segundo.
  Sua rapidez lhe permite atacar inclusive seus mais perigosos inimigos, como as cobras, as quais golpeia nos olhos com seu bico longo e afiado.
  Esse pássaro habita as regiões situadas entre 0 e 5.000 m de altitude, do Alasca ao Peru, do Caribe ás ilhas Galápagos. Embora pese pouco, menos de 3 gramas, tem um apetite voraz e vive atrás do néctar das flores e de pequenos insetos, chegando a ficar empanturrado. Para fazer uma comparação, se um homem quisesse imitá-lo, teria que ingerir, diariamente, 150 kg de batatas cozidas.
  A menor espécie pesa 2 gramas.


CAÇADORES AÉREOS

  Os falcões caçam enquanto voam. A águia-real caça no ar e em terra, e suas garras são afiadas como punhais. O gavião-europeu não persegue sua presa por longas distâncias, mas faz ataques-surpresa.
  As aves de rapina devoram as presas. Se forem grandes, no mesmo lugar em que foram caçados. Mas, se forem pequenas, elas a transportam até seu território.


PASSARINHO PREVENIDO

  Quando captura uma presa, o picanço-barreteiro a espeta com seu bico num espinho de um arbusto. Arrasador, ele também atravessa insetos sobre arames farpados. Desse modo, cria sua própria despensa, recorrendo a ela para se abastecer de acordo com a sua necessidade.


O CHAPIM-PALUSTRE

  Para evitar que suas coisas sejam roubadas durante o inverno, o chapim-palustre esconde as provisões em diversos lugares, como os ramos e ocos das árvores.
  Durante muito tempo se pensou que esse curioso pássaro não voltava para recuperar seus petiscos. Em 1987, depois de longos estudos, uma equipe da Universidade de Oxford demonstrou o contrário: o chapim-palustre se lembra muito bem de todos os seus esconderijos, mas ... só dos que visitou nos últimos três dias.


CEGONHAS NO TELHADO

  As cegonhas costumam instalar grandes ninhos sobre telhados, ruínas, postes de alta tensão ou árvores altas. A cegonha-branca volta ao mesmo ninho por vários anos consecutivos. Quando regressa da África, na primavera, precisa encarar duros combates para expulsar do ninho seus adversários. Assim que recupera a morada, cobre-a com ervas frescas, penugens e trapos velhos.
  Na Alemanha, foi encontrado um ninho de cegonha com cerca de 400 anos. Ele tem 2,50 m de altura, 2,25 m de diâmetro e uma tonelada de peso. Uma coisa realmente impressionante!

QUESTÃO DE PENAS

  Todas as aves possuem entre mil e 3 mil penas, o que representa algo em torno de 10% do peso total de seu corpo.
  O cisne-cantor tem aproximadamente 25 mil.
  Mas o beija-flor-de-pescoço-vermelho, só 940.
  O galo-fênix, criado no Japão, tem motivos suficientes para ficar verdadeiramente orgulhoso, já que suas penas podem medir até 10 m de comprimento.

VISÃO SUPERAGUÇADA

  A visão das aves de rapina é mais aguçada que a do restante das aves.
  A águia-dourada, por exemplo, é capaz de descobrir uma lebre de 50 cm de comprimento a 3.200 m, desde que as condições de visibilidade sejam boas.
  O falcão-peregrino, por sua vez, consegue avistar uma pomba a mais de 7 km.

PETREL-GIGANTE: O TERROR DOS OCEANOS

  Do tamanho de uma gaivota, o petrel-gigante é um voador poderoso, que frequenta oceanos do mundo inteiro. Audaz e combativo, não é aconselhável aproximar-se dele.
  Se o seu ninho se encontra em perigo, ataca sem hesitar, mostrando-se mais agressivo que um falcão. E ataca inclusive o homem, impiedosamente. Seu bico afilado e em forma de gancho, assim como as fortes garras, são armas que inspiram respeito.
  O petrel-gigante semeia o terror entre as outras aves marinhas, pois se alimenta de carne e saqueia os ninhos. Quando surpreende aves menores que ele percando, ataca-as durante o voo para obriga-las a soltar as presas. Até os pinguins o temem.
  No inverno, vaga sobre as ondas e só pousa em terra para se acasalar, escolhendo as regiões mais frias da terra. Sente uma certa fraqueza por ilhas perdidas cobertas por vegetação de tundra, onde não só assalta os ninhos de outras aves como também caça roedores, como os lemingues.
  Uma vez escolhido o local ideal, instala seu nino numa depressão do solo, onde a fêmea põe os ovos e se alterna com o macho no trabalho de chocá-los. Esse processo dura cerca de 25 dias. Depois disso, os pais vão se ocupar dos pequenos que, certamente, crescerão muito mimados.

A AVE MAIS LENTA

  É a galinhola-americana, que se contenta em voar apenas 5 km/h , pode?
  O condor também não se esforça muito. Ele se deixa levar pelas correntes de ar a distâncias de até 100 km sem bater as asas uma vez sequer.
  O recorde de altitude pertence a um grupo de 30 cisnes que voaram a 8.230 m sobre o arquipélago das Novas Hébridas, no oceano Pacífico.

AVES DE VÁRIOS TAMANHOS

  A menor ave que se conhece é o beija-flor-abelha,que mede 5,5 cm de comprimento e pesa em torno de 2g. A maior das aves voadoras é a abetarda-de-kori, que pesa até 18 kg e vive no sul e no leste da África.
  O albatroz tem uma envergadura de aproximadamente 3,15 m. Mas, até hoje, o recordista é o marabu africano, com mais de 3,35 m da ponta de uma asa á ponta da outra.
Add caption